Dicas pra saber o que dar de presente.

Eu acabei descobrindo que a maioria dos presentes que dou são tão especialmente feitos para alguém que nem adianta colocar aqui. Outro dia no orkut achei uma comunidade que chama “nunca sei o que dar de presente” e fiquei encucada. Também me lembrei de ouvir meus amigos falando mais ou menos a mesma coisa.

Parei pra pensar sobre como faço pra escolher os presentes que vou dar e cheguei a alguns pontos comuns, que são:

  • Cor favorita •

Eu tenho uma amiga que é doida com roxo. Não, doida mesmo. O quarto dela é roxo, ela queria um carro roxo, ela ama roxo de verdade. Então, quando fico na dúvida, sempre compro alguma coisa roxa: um brinco, um enfeite de quarto, uma blusa… O caso desta minha amiga é meio extremo, nem todo mundo é tão viciado assim em uma cor só (olha só, eu tenho quarto vermelho mas topei um site verde). Em último caso, mesmo para que não é tão doido assim (te amo, Júlia) receber um presente que tem como elemento principal sua cor favorita sempre tem grandes chances de agradar.

  • Coleção •

 A pessoa que você quer presentear coleciona alguma coisa? Ah, então está fácil. Compre mais algum do que ela coleciona! Por exemplo, tem gente que coleciona adesivo, modelinho de carro, quem está tentando completar o álbum da copa, canetas coloridas…

  • Hobby •

 Quando a gente tem um hobby, tudo sobre ele é um bom presente. Pode ser uma ferramenta para exercer o hobby (um bloco A3 de papel com gramatura alta pra quem desenha, um livro de partitura para quem toca, uma bola pra quem curte futebol, uma munhequeira para quem joga tênis…) ou algo que lembre o hobby (uma miniatura de Ferrari para quem é louco formula 1, um bonequinho de Star Wars para seu nerd favorito…).

  • Livro •

 Esse até se encaixa em hobby, mas acho tão especial que resolvi separar um tópico a parte. Comprar livro é difícil, mas tem algumas dicas úteis.

  •  
    • Tente se lembrar de menções que a pessoa possa ter feito a algum livro que queira.
    • Não lembrou de nenhum? Então que tal tentar se lembrar se ela falou bem de algum livro? Com o título em mãos, pergunte ao vendedor se ele tem algo do mesmo gênero.
    • Compre algum livro sobre algo que a pessoa goste. Um guia de viagens sobre a Itália para aquele amigo que sempre se gaba de suas origens, um manual de anatomia para quem gosta de desenhar, um guia de filmes para quem gosta de pipoca, um livro de receitas para quem adora cozinhar.
    • Vá pelo gênero e escolha um dos lançamentos em destaque. Esse é mais fácil para comprar livro para meninas de 13-25 anos. Por exemplo, a maioria das moças desta faixa etária curte Chick-lit. Exemplos de autoras são a adora Meg Cabot em livros estrangeiros. Conheço pouco dos nacionais, mas a série A Caçadora da Vivianne Fair costuma agradar gregos e troianos, porque tem o romancinho que não pode faltar, mas investe pesado em comédia. Outra dica, para saber se a pessoa vai gostar do chick-lit que você escreveu, é só prestar atenção na idade da personagem principal: essa é a idade do público alvo.

 

  •  Justo o que eu preciso! •

Essa dica só serve para as pessoas com quem você tem mais contato. Ela exige observação diária. A dica deste presente quem dá é justamente quem será presenteado, que numa conversa informal deixa escapar que está tendo problemas em se organizar (opa! Ele precisa de uma agenda) ou que sempre perde as chaves (um chaveiro grande e chamativo?) ou que perdeu seu pendrive (esse é óbvio). A idéia deste método é prestar atenção para dar exatamente o que a pessoa precisa.

  • Nossa! Eu adoro isso! •

Esse é outra versão do anterior, mas a idéia é dar algo que a pessoa goste mas que não seja necessariamente útil. Ainda exige constante observação. Se, em uma conversa, alguém falar que sempre achou lindo aqueles brinquinhos de pérola ou que adora um certo programa de TV, registre isso (tem gente que faz mentalmente. Eu sempre ando com um caderninho) e use esse conhecimento para comprar algo relacionado a isso.

  • Piada interna •

 Meu namorado me contou uma vez que ele, quando pequeno, ganhou um peixe dourado sem ter um aquário adequado. Ele passou o dia trocando a água do peixinho, para mantê-la oxigenada, usando até água filtrada. Só que, quando ele foi dormir o peixinho acabou falecendo. Não deu outra, no aniversário de namoro seguinte eu dei uma bombinha de ar e expliquei “Para você dormir tranquilo”

Esses geram presentes memoráveis, mas potencialmente inúteis. A idéia é transformar em presente um caso muito contado ou uma piada interna. O apelido do seu amigo é o nome de algum bicho? Compre um de pelúcia!

É assim que eu decido a maioria dos presentes que dou. Às vezes nenhum deles funciona e eu escolho o que eu chamo de “viadagem genérica” que é nada mais do que um presente fofinho (como o travesseiro de namorado) ou um presente genérico.

ps: eu não uso viadagem como termo pejorativo. Viadagem e gay eu tenho o hábito de usar como sinônimos de “fofo” e “bonitinho”

8 Respostas so far »

  1. 1

    Viviane said,

    hahaha, que ideias ótimas, Ana!! Bobby deve se amarrar nos presentes, kkkk!

  2. 3

    Escolher presente alheio é difícil demais, tem que se conhecer muito bema pessoa.

    • 4

      Ana Badra said,

      Ah é difícil, mesmo… Ainda mais daquelas pessoas que você só conhece de dar oi e foi convidado pra festa de aniversário porque é o filho do primo da mãe da pessoa, sabe? Aí o jeito é comprar uma coisa sem graça tipo um porta retrato =( ou apostar em uma coisa estilosa genérica à lá imaginarium

  3. 5

    Tamires said,

    Eu sou pessima em dar presentes kkkkkkkkkk nunca acerto heeh!
    mas vou olhar sempre as dicas aqui bjs

  4. 6

    leganguera said,

    hahahha adorei as idéias..
    ótimas

  5. 7

    Ótimas dicas… eu sou fissurado em dar presentes do tipo “Justo o que eu preciso!” e “Nossa! Adoro isso!” :D

    • 8

      Ana Badra said,

      Eu adoro dar piada interna :D Porque eu não ligo de ser inútil se eu for muito engraçada! Hahahah Se bem que esses dois são bem TOP mesmo :)


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 45 outros seguidores

