Mapa Mundi

O presente de hoje é bem específico para namorados. É o Mapa Mundi Poliglota.

“Mas como é esse mapa mundi?”, você me pergunta. Ora, eu respondo, é um mapa mundi, colado em cortiça, com um monte de alfinetes grudados em alguns países. E, em cada alfinete, tem escrito “eu te amo” em uma língua.

Esse eu fiz tem um ano. Eu sou uma asiosa, como vocês sabem, então em vez de mandar fazer uma moldura bonita e colocar direito na cortiça, eu fiz eu mesma e dane-se =X Então perdoem as fotos a seguir:

Clique para aumentar

Clique para aumentar

Clique para aumentar

Clique para aumentar

Então vamos ao passo a passo:

1. Conseguir o mapa

Essa é a parte que mais me deu trabalho, porque eu não tinha a menor idéia de onde achar um mapa mundi. Depois de algum tempo me deram um endereço aqui em Brasília que era de uma loja só de mapas – mas que hoje em dia está fechada (acho que se acha mapas online ou em grandes papelarias ainda)

Comprei um mapa do mundo todo, com divisão política: cada país estava marcadinho. Eu queria que ele tivesse cortiça no fundo e uma moldura bonita e aí perguntei pro vendedor. Descobri que eles faziam isso, mas que ia demorar não lembro quanto tempo. Além  de ser ansiosa, eu já tinha passado tanto tempo procurando um mapa que a data final (aniversário de namoro) estava mais perto do que eles conseguiriam entregar.

1.1 Montando tudo (para quem não mandar fazer a moldura)

Então, falei que não precisava, comprei um monte de alfinetes com uma bolinha preta em uma das pontas e saí de lá direto para uma loja que só vende coisa pra artesanato e arte. Comprei uma folha de cortiça e uma folha de papel panamá, que é uma folha bem grossa, parecida com papelão.

Chegando em casa, abusei da cola entre o mapa e a cortiça, juntei os dois e coloquei bem umas duas toneladas de livro de direito em cima do mapa pra colar bem bonitinho.

Depois que secou, cortei o excesso de cortiça e tirei as medidas (altura x largura). Aí eu adicionei mais alguns centímetros em cada lado e cortei dois retângulos assim de papel panamá. Um deles seria o fundo e o outro seria a moldura. Cortei o centro do que seria a moldura e pintei os dois. Depois que secou a tinta, eu colei os dois e deixei o peso de mil Vade Mecums. como sobrou papel panamá, coreti dois corações, pintei de vermelho e taquei lá também.

O resultado fica aceitável, mas acabou entortando e eu esqueci de colocar um trem pra pendurar o quadro ^^”

2. Mapa com moldura pronto. Agora os eu te amo.

Eu consegui uma lista com “eu te amo” em várias línguas (vou colocar ali no final do post) e selecionei algumas. Escrevi em tirinhas pequenas de papel e usei o alfinete para grudar cada eu te amo em um país que falasse aquela língua.

Encontrei um pequeno problema: a europa tinha coisa demais! Então eu tentei colocar algumas línguas nos países colônia. Aí o “I love you” foi parar na Austrália, o “Je t’aime” na costa leste do Canadá… e por aí vai.

E aí tá pronto! É um presente bem fácil de fazer, ainda mais se você mandar emoldurar em vez de ser ansioso (a) como eu hihihi. Abaixo a lista com os “eu te amo”

Copiei deste site. Mas este aqui é bem legal também.

Africano – Ek het jou lief

Albanês – Te dua

Árabe – Ana behibak (para homem) Árabe – Ana behibek (para mulher)

Armenia – Yes kez sirumen

Bambara – M’bi fe

Bangla – Aamee tuma ke bhalo aashi

Belarusian – Ya tabe kahayu

Bisaya – Nahigugma ako kanimo

Búlgaro – Obicham te

Camboja – Soro lahn nhee ah

Chinês Cantonese – Ngo oiy ney a

Catalao – T’estimo

Cheyenne – Ne mohotatse

Chichewa – Ndimakukonda

Corsican – Ti tengu caru (para homem)

Creol – Mi aime jou

Croacia – Volim te

Czech – Miluji te

Dinamarquês – Jeg Elsker Dig

Holandês – Ik hou van jo

Inglês – I love you

Esperanto – Mi amas vin

Estonia – Ma armastan sind

Etiópia – Afgreki’

Faroese – Eg elski teg

Farsi – Doset daram

Filipino – Mahal kita

Finnish – Mina rakastan sinua

Francês – Je t’aime, Je t’adore

Gaelic – Ta gra agam ort

Georgian – Mikvarhar

Alemão – Ich liebe dich

Grego – S’agapo

Gujarati – Hoo thunay prem karoo choo

Hiligaynon – Palangga ko ikaw

Havaiano – Aloha wau ia oi

Ebreu – Ani ohev otah (para mulher) Ebreu- Ani ohev et otha (para homem)

Hiligaynon – Guina higugma ko ikaw

India – Hum Tumhe Pyar Karte hae

Hmong – Kuv hlub koj

Hopi – Nu’ umi unangwa’ta

Hungria – Szeretlek

Icelandic – Eg elska tig

Ilonggo – Palangga ko ikaw

Indonesia – Saya cinta padamu

Inuit – Negligevapse

Irish – Taim i’ ngra leat

Italiano – Ti amo

Japonês – Aishiteru ; watashiwa anata o aishite imasu

Kannada – Naanu ninna preetisuttene

Kapampangan – Kaluguran daka

Kiswahili – Nakupenda

Konkani – Tu magel moga cho

Coreano – Sarang Heyo

Latino – Te amo

Latvian – Es tevi miilu

Libanés – Bahibak

Lituano – Tave myliu

Malay – Saya cintakan mu / Aku cinta padamu

Malayalam – Njan Ninne Premikunnu

Chinês Do Mandarin – Wo ai ni

Marathi – Me tula prem karto

Mohawk – Kanbhik

Moroccan – Ana moajaba bik

Nahuatl – Ni mits neki

Navaho – Ayor anosh’ni

Norueguês – Jeg Elsker Deg

Pandacan – Syota na kita!!

Pangasinan – Inaru Taka

Papiamento – Mi ta stimabo

Persa – Doo-set daaram

Pig Latin – Iay ovlay ouyay

Polish – Kocham Ciebie

Português – Eu te amo

Romenia – Te ubesk

Russo – Ya tebya liubliu

Scot Gaelic – Tha gra\dh agam ort

Serbian – Volim te

Setswana – Ke a go rata

Sindhi – Maa tokhe pyar kendo ahyan

Sioux – Techihhila

Slovak – Lu`bim ta

Sloveno – Ljubim te

Espanhol – Te quiero / Te amo

Swahili – Ninapenda wewe

Sueco – Jag alskar dig

Alemão / Suisso- Ich lieb Di

Tagalog – Mahal kita

Taiwanese – Wa ga ei li

Tahitiano – Ua Here Vau Ia Oe

Tamil – Nan unnai kathalikaraen

Telugu – Nenu ninnu premistunnanu

Thai – Chan rak khun (para mulher) Thai – Phom rak khun (para homem)

Turquia – Seni Seviyorum

Ukraniano – Ya tebe kahayu

Urdu – mai aap say pyaar karta hoo

Vietnamita – Anh ye^u em (para mulher) Vietnamita – Em ye^u anh (para homem)

Welsh – ‘Rwy’n dy garu

Yiddish – Ikh hob dikh

Yoruba – Mo ni fe

18 Respostas so far »

  1. 1

    Net Esportes said,

    Apesar de achar que estragou o mapa a idéia até que é bem legal …. mas seu eu disser Ta gra agam ort para minha namorada ela vai achar que estou xingando ela !!!!!!!!!!!! he he he !!!!!!!!!!!!

    • 2

      Ana Badra said,

      Tem coisa que dá pena estragar xD mas essa nem foi uma das que me deu pena, não… Talvez porque eu estivesse tão empolgada com o projeto!

  2. 3

    Tati said,

    Adorei a ideia, adorei o blog [e não aguentei e dei uma espiadinha em outros posts, e adorei as pílulas de carinho!]
    Quanta delicadeza por aqui!

  3. 5

    Nuuussa! Adorei a ideia. Ótima, pois estudo linguistica e ter um mapa é fundamental. Lindo, lindo, lindo.

  4. 7

    Viviane said,

    Ana, você é a rainha da originalidade!! hahaha, amanhã faço o post da tirinha e vou aproveitar e mostrar outros posts seus na página lá no blog!! hahaha! AMEI esse; mega romantico!!

  5. 8

    Cristina said,

    Onde vc comprou a folha de cortiça?? Estou procurando aqui em brasília e não acho… obrigada

  6. 10

    Ítalo said,

    Oi Ana, essa idéia é genial! Parabéns pela originalidade! Onde fica essa loja especializada em mapas aqui em Brasilia?
    Obrigado

    • 11

      Ana Badra said,

      Oi, Italo, ficava no Conique, mas parece que fechou =/ Ficava em torno da Dia D, eu acho… Mas ainda dá pra achar mapa em livraria/papelaria voltada a ensino médio e tem até um cara que vende mapas no sinal.

  7. 12

    […] a carteirinha de namorado, o mapa-mundi e os vales… Tirou foto, disse que foi um sucesso e mandou pra gente […]

  8. 13

    Viviane said,

    Onde voce comprou o mapa aqui em Brasilia?

  9. 15

    Marta said,

    Para o pessoal de Brasília que está procurando lojas para comprar os materiais: comprei o mapa na Saraiva por R$19,90. O quadro de cortiça dá pra comprar nas Americanas, na Papelaria ABC, na Leroy Merlin, na Kalunga e na Casa das Artes!

  10. 17

    Tati said,

    Onde é esta loja só de mapas em Brasília?


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

