Colcha de Memórias

Eu li um livro quando eu era pequena chamado “A Colcha de Retalhos” que era, se me lembro direito, sobre uma vó que estava fazendo uma colcha de retalhos e cada pedacinho de tecido era uma memória: retalhos do vestido de casamento, retalhos da roupa favorita do netinho, retalho da primeira camiseta de uniforme…

Pensando nisso, mas considerando que nem todo mundo guarda tantos retalhos em casa, eu bolei uma colcha de memórias!

É basicamente uma colcha com fotos impressas costuradas e retalhos com formato de coração ou letras decorando. É um bom presente para namorados e namoradas, mas funciona também para a melhor amiga, para dia das mães… Dá pra escolher meio por tema, tipo uma colcha com as fotos de uma viagem, ou um manto de nenê com as fotos de toda a família e recadinhos de eu te amo, uma com todos os netos e filhos pro vovô e pra vovó, um só com fotos de caras gatos de revista para aquela amiga mais acesa… (mais dicas lá embaixo)

As possibilidades são infinitas e o presente demonstra um grande carinho pela pessoa que recebe: além de ser grande, tem tantas fotos e carinho… fora o tempinho que leva pra fazer (minha sugestão, aliás, é ir fazendo aos poucos, com bastante antecedência, nas horas descupadas em vez de virar a noite um dia antes).

Então, para fazer esse presente você vai precisar de:

  1. Agulha
  2. Linhas (ou várias cores ou nylon, que é transparente e bem resistente.)
  3. Uma colcha, de preferência com um tecido fino pra ficar mais fácil.
  4. Várias fotos no seu HD
  5. Tecido branco (provavelmente algodão) para estampar as fotos (pergunte qual o melhor tecido na sua loja de customização favorita)
  6. Tecidos coloridos. Comprando metro ou rasgando camisetas velhas.
  7. E, se você não souber costurar, você vai precisar deste e deste site sobre pontos diferentes, deste com introdução a costura e deste de como colocar a linha na agulha. Vale caçar mais alguma coisa no google ou me mandar um e-mail, ok?

E agora, vamos ao passo a passo.

  • Imprimindo as fotos. Depois que você já escolheu quais fotos quer na sua colcha, coloque-as num pendrive e vá até o estabelecimento que você leva pra imprimir em tecido. Normalmente são lugares que personalizam camisetas. Explique o projeto para eles e pergunte qual tecido você deve comprar para que eles imprimam as fotos nele. Depois de conseguir o tecido (aproveita e compra retalhos, lojas de aviamento sempre tem), lembre os funcionários de deixar uns dois centímetros, pelo menos, entre as fotos.
  • Escolhendo a colcha. Essa é a parte importante. Escolha um tecido mole para ficar mais fácil de costurar e uma colcha sem estampas, de uma cor só. Isso é importante pra não ficar muito papagaiado. Vá pra casa com linhas e agulhas também. e as fotos.
  • Costurando as fotos. Agora é pegar no batente. Corte as fotos,  você pode decidir se deixa um espaço em branco em volta delas ou se vai querer que apareça só a foto. de qualquer maneira, lembre de dobrar a pontinha para que ela fique pra dentro, para não desfiar e costure por cima. Tipo assim:

  • Sobre o não uso de cola. Eu cogitei a possibilidade de usar só cola pra tecido, ou ainda cola e agulha pra reforçar, mas eu tenho medo de ficar duro e uma colcha deve ser, antes de tudo, confortável. Fora que ia ficar estranho um tecido molinho com umas partes duras.
  • Decorações extras. Você pode entregar só com foto ou você pode afrescalhar um pouco mais. Eu gosto de afrescalhar, então deixa eu explicar: Agora é a hora de pegar retalhos de tecidos cortar em formato de coração ou de letras e decorar sua colcha de memórias como preferir. A vantagem é que para as decorações, nem precisa fazer a dobrinha charta, desde que você use um ponto forte, como o ponto-atrás do link lá de cima. O desfiadinho que fica na ponta vai ficar até charmoso 🙂 Tem algumas lojas em que dá até pra comprar um bordadinho de alguma coisa já pronto e colocar na sua colcha.

 

E no final você tem uma colcha personalíssima, que vai ficar bem no meio do quarto de alguém que você ama 🙂 E essa pessoa vai perceber o quanto você se esforçou pra demonstrar seu carinho. Não tem como não se apaixonar!

Ah,  vou dar umas dicas de temas, se alguém quiser, é só clicar pra ver o resto do texto aqui embaixo:

Para os pais e avós: Fotos da família em diversos momentos.

  1. Para namorados: Fotos do casal. Pode-se escolher só fotos de algum evento, como uma viagem, ou só fotos de beijos, ou as fotos mais lindas de vocês!
  2. Presente de casamento: Só com as fotos da festa, ou com as fotos da lua de mel. Pode ser dado pelo outro cônjuge ou por uma amigo com acesso às fotos.
  3. Para a amiga: Fotos das baladas, de vocês duas, ou de caras bonitos. Se forem muito confidentes, dá pra fazer um com fotos de todos os caras que ela já namorou ou ficou mais sério… mas aí tem que deixar espaço na colcha e dar com linha e agulha para que ela vá completando!
  4. Para afilhadinhos e afilhadinhas: Pode, além de colocar fotos suas com a criança, dá pra mandar imprimir algum personagem que ele/ela gosta, como uma Barbie ou um Ben10 da vida.
  5. Para a viajante: Sabe aquele amigo ou amiga seu que ama viajar e é doido pra conhecer o mundo? que tal dar uma colcha com fotos de vários cantos do mundo, junto com uma caneta para tecido? Aí ele pode ir marcando os que visitar. A colcha vai ser uma check-list gigante!
  6. Para o esportista: Fotos do esportista praticando sua atividade favorita decorada com motivos afins… e se for um esportista só pela TV, que tal uma colcha temática com o time? Dá pra costurar uma foto dele no meio de uma foto do time… não ia ficar legal?

E por aí vai… dá pra inventar um monte! Se alguém tiver alguma outra idéia, me fala que eu coloco aqui 🙂

Anúncios

9 Respostas so far »

  1. 1

    paulinahamamura said,

    Oi boa tarde,adorei a ideia da colcha com fotos.
    Tenho uma cliente que gostaria de fazer uma colcha com as roupas do seu filho quando bebê.
    Há uns anos atrás saiu no programa da Ana Maria uma senhora que fazia esse tipo de colcha,caso vc.saiba como fazer por favor me dê as dicas.
    Obrigada
    Paulinahamamura@yahoo.com.br

  2. 5

    Mariangela said,

    vc explica bem direitinho. Vou tentar fazer para o Dia das Maes.

  3. 6

    CLAUDIA said,

    Bom dia,
    você faz esta colcha para vender?
    Grata
    CLAUDIA

  4. 8

    ROSA MARIA VIEIRA CAMPOS said,

    sabe de alguem que faz, gostaria de fazer uma para minha sobrinha que vai casar,

    • 9

      Ana Badra said,

      Não conheço, desculpe… mas tendo o material em mãos, a partr de costura é relativamente simples… Então, contratando-se uma costureira…


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: