Opção barata pra Páscoa: Ovos decorados.

Essa é uma idéia legal e muito barata, além de não usar chocolate, o que é bom para presentear quem não gosta de doces ou, por algum motivo, está impedido de comê-los. Aqui no Brasil não se usa muito esse presente (bom, eu, pelo menos, nunca vi), mas em outros países é tão comum quanto presentear com chocolate: entregar ovos decorados! Ovos, mesmo, só que só a casca (bom, tem gente que usa cozido, mas aí não dá pra guardar…) Existem várias maneiras de decorar, como pintar e arrumar em cestinhas, como mostram aqui. Outro jeito é colocar bracinhos de papelão e desenhar rostinho nos ovos fazendo algo que o presenteado se identifique. Por exemplo, imprimir uma guitarra e colar no ovo para dar pro seu amigo que toca o instrumento, ou talvez um controle de video game, um livro, algo relacionado à profissão.

  • Lembrando que os ovos de páscoa tem um significado de fertilidade, por motivos que a wikipédia explica, então ovinhos decorados com roupa de bebê são presentinhos originais para os futuros pais e até aqueles que estão tentando virar futuros pais.

Vamos ao passo a passo? 1. Escolha um ovo. O melhor são ovos brancos, mas podem ser usados os vermelhos e, se você conseguir, por que não um de avestruz? 2. Com uma faca afiada, bata de levinho na parte mais arredondada do ovo, criando um buraquinho aos poucos.

  • Os ovos não são perfeitamente ovais e tem uma forma meio de gota, com um lado mais pontudo e um mais redondinho. Não sei porque, mas todo mundo associa o lado pontudo com o lado de cima, por isso cortamos o lado de baixo.

3. Despeje o conteúdo numa panela e faça um doce ou um pão com ovo – afinal, é feio desperdiçar comida.

  • Eu sempre acabo tendo que estourar a gema dentro da casca mesmo, porque é a parte mais trabalhosa, essa de tirar tudo de dentro do ovo.

4. Limpe o ovo com água e sabão.

  • Aqui eu nunca encontrei um método supremo de limpar o ovo. Minha mãe me manda deixar vinagre dentro por uma noite e eu gosto de deixar no álcool. Então, eu acabo fazendo tudo junto: Limpo com água e detergente, depois deixo vinagre dentro dele por uma noite e depois álcool por uma noite.
  • Limpar é importante para que não crie fungos dentro do seu presente.

5. Depois que o ovo secar, é hora de decorar. Aqui vão algumas dicas do que fazer com seu ovo:

  • Cole um círculo de papel em cima do buraco, para que fique discreto, ou cole o ovo em uma plataforma de papelão pintado.
  • Para decorar detalhes, como letras e rosto, é muito mais fácil usar canetinha hidrocor do que pincel e tinta.
  • Depois de decorar seu ovo, considere passar uma camada de verniz, ou de cola, para dar mais resistência e brilho. Não se esquece de deixar secar completamente antes de passar a cola/verniz.
  • Desenhar carinhas e colar braços e acessórios de papelão, para que fique parecendo com a pessoa que você vai presentear ou alguém que esta pessoa admire (por exemplo, fazer todos os membros de uma banda).
  • Colocar em uma caixa de ovos de papelão, decorada e pintadinha, e escrever uma letra em cada um, formando um nome ou uma mensagem.
  • Colocar mensagem dentro do ovo, em um papel enrolado, como se fosse uma daquelas garrafas que náufrago manda mensagens de socorro.
  • Colocar orelhas de papel nos ovos, fazendo coelhinhos.

6. Apresentação. Existem vários jeitos de arrumar seus ovinhos para que fiquem bem bonitos – não se esqueçam que a embalagem é uma parte importante no presente.

  • Você pode colar os ovos em uma plataforma de papelão. No espaço que sobra, pode escrever uma mensagem ou colocar docinhos. Só não esqueça de pintar a plataforma também
  • Colocar em uma caixa de ovos decorada – as de papelão são as mais fáceis.
  • Colocar em uma cestinha ou dentro de uma caixa. O espaço entre os ovos pode ser preenchido com fita de palha, tiras de papel crepom ou, até mesmo, chocolatinhos pequenos e doces.

E seu presente está pronto! E foi bem baratinho, não foi?

Anúncios

8 Respostas so far »

  1. 1

    Rayanne said,

    muito legal suas dicas mais vi que vc disse que geralmente a gema estoura,
    uma dica para que isso naum aconteça e fazer um furinho com agulha na parte superior do ovo e asoprar assim a gema sai inteira!!!

    • 2

      Ana Badra said,

      Sério? Que legal, nunca tinha pensado nisso, deve ficar muuuito mais fácil…. Mas não fura demais, não? Dá pra ficar bonitinho? É que nunca tentei frar com agulha 🙂

  2. 3

    Linoka said,

    Nossa eu ADOREI seu blog…. Eu sou muito criativa.. Dei um quebra cabeças com recadinhos atras de presente pro meu namorado (( fiz de um dia pro outro, então ficou horrivel )) mas ele adorou.. E de presente de aniversario eu vou fazer uma tela com a foto dele em caracteres.. se der certo eu mando pra vc o passo a passo… Adorei a ideia dos ovos…Vou usar..

  3. 5

    Linoka said,

    Aki da mais algumas dicas de como decorar o ovo.. e o legal que para tampar os furinhos ela dá a dica de usar cera de vela…

    http://www.paopinheirense.com.br/blog/panis-et-circenses/aprenda-a-fazer-ovos-decorados

    • 6

      Ana Badra said,

      Nossa! Quantas técnicas legais!
      Eu nunca tentei isso de furar o ovo com agulha… será que o furo fica bonitinho? Quando eu fiz furei um lado só… mas aí foi um burcao grande e dois anos sacudindo hahaha

  4. 7

    Bruna said,

    Nao me correu lá muito bem…


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: